Introdução – Indústrias de Armazenamento
Acidentes ambientais na indústria química e no armazenamento
Os acidentes ambientais de origem tecnológica de fontes estacionárias na indústria química e no armazenamento, tem sido objeto de preocupação ambiental e de segurança dos trabalhadores envolvidos nessas instalações.
Embora o percentual de acidentes ambientais ocorridos na indústria e no armazenamento no estado de São Paulo, conforme o Cadeq – Cadastro de Emergências Químicas da CETESB, seja de aproximadamente 10% do total, essas fontes apresentam um risco potencial de causar impactos ao meio ambiente e à saúde pública.
A atividade de armazenamento de produtos químicos quando realizada de forma clandestina, ou seja, sem as licenças ambientais dos órgãos competentes, colocam em risco a segurança da população e o meio ambiente. As emergências químicas atendidas pela CETESB nessa atividade, são decorrentes principalmente de operações de transferência de produto onde ocorrem incêndios, muitas vezes seguido de explosões, acarretando a perda de vidas humanas. Em razão desses acidentes, os produtos vazados causam riscos à saúde da população, devido a inalação dos vapores provenientes das substâncias químicas, muitas vezes constituintes de solventes com a finalidade de se promover a adulteração de combustíveis automotivos. Outra séria conseqüência dos dessa atividade é a contaminação do subsolo e da água subterrânea.
Na história mundial da indústria química e petroquímica, alguns acidentes causaram a morte de milhares de pessoas e impactos de grandes dimensões ao meio ambiente. Os acidentes de Flixborough na Inglaterra em 1974, Seveso na Itália em 1976, Bhopal na Índia em 1984, Mexico City em 1984 e Sandoz na Suiça em1986, caracterizaram-se por extrapolar as divisas da fábrica, se projetando a posteriori, com efeitos de médio e longo prazo nas populações e meio ambiente.
Fonte: On-line <https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/tipos-de-acidentes/industrias-de-armazenamentos/introducao-industrias-de-armazenamentos/> Acesso em 08/09/2022